IMG_2903

Feliz Natal!

Mergulhe nesta MANDALA – que é um lindo PORTAL DE LUZ, PUREZA e ENERGIA – e sinta fluir por você a força de AMOR, CONEXÃO e ALEGRIA que ele vibra!!

E neste Natal, trazemos para você um pouco de história sobre esta data tão especial!

É Natal!!!

O Natal, como todas as datas festivas, é na verdade um mistura de festas e tradições de diferentes povos, culturas e religiões:

  •  Na data de 22 de dezembro, comemora-se a mudança de estação – Solstício, de inverno para o Norte e de verão para o Sul,  que num passado distante sempre foram datas muito especiais para as culturas pagãs, sendo realizadas grandes cerimônias e festas.
  • O nascimento de Jesus – trazendo a energia da esperança pelo nascimento do “Salvador”. Na imagem do Presépio, a manjedoura é o símbolo da simplicidade. Em seu nascimento estavam José, seu pai, trazendo a energia masculina; Maria, sua mãe, uma virgem, significando a pureza e a energia feminina; um burro, símbolo da mente; e um boi – símbolo do corpo físico; por fim, há os três reis magos, imagens de autoridade, trazendo ouro – riqueza material, incenso – força espiritual e mirra – poder da profecia.
  • O Papai Noel vem de algumas lendas e culturas. As mais primitivas, que são Siberianas e Lapônicas, dizem que a figura do Papai Noel decorre dos Xamãs, que nesta data, iam presentear as pessoas com sabedoria e curas que realizavam durante seus rituais no fogo, na beira da chaminé. Muitas vezes em rituais com o consumo de cogumelos amanita, que são vermelhos e brancos.

O bom velhinho também está ligado ao santo católico São Nicolau, que era um bispo turco em Myra no século IV, o qual ajudava a todos com sua generosidade, principalmente os jovens.

  • A Árvore de Natal advêm da cultura celta, que tinha como tradição levar para dentro das casas uma árvore, em vaso, e a enfeitar para que os “espíritos da natureza” tivessem um lugar, quente e confortável, para ficar durante o frio e neve do inverno.
  • Do ponto de vista astrológico, a data de 25 de Dezembro é muito especial, já que nesta data ocorre um alinhamento entre o Sol, a estrela Siriús e as três estrelas chamadas de “Três Reis” ou “Três Marias”, dependendo da cultura. Tal alinhamento, é considerado como um renascimento do Sol, momento de muita Luz! Como prova disso, nesta data é comemorado o nascimento de muitos seres importantes em diversas culturas, tais como: Hórus – 3000ac, Egito; Mitra – 1200ac, Pésia; Attis – 1200ac, Grécia; Dionísio – 500ac, Grécia; Héracles 500ac, Grécia.

Por tudo isso e muito mais, temos muito o que comemorar neste NATAL! Medite e conecte-se com sua essência e com a essência maravilhosa desta data!!

Feliz Natal !!!

Classificado como: